CIRURGIAS PLASTICASGINECOMASTIA

Causas da ginecomastia

Tanto o homem quanto a mulher possuem os hormônios testosterona e estrogênio, mas em quantidades diferentes: no sexo masculino, há mais testosterona, e no feminino, mais estrogênio. Portanto, quando o homem passa por algum desequilíbrio hormonal e o estrogênio aumenta, independentemente da fase etária em que ele se encontra, suas mamas tendem a crescer:

  • Recém-nascidos – bebês do sexo masculino podem apresentar seios maiores, devido à influência do estrogênio herdado do período gestacional. Mas a partir da 3ª semana do nascimento, o tecido mamário desaparece.

 

  • Puberdade – a falta de estabilidade hormonal também faz o tecido mamário crescer nos meninos, problema que desaparece quando os hormônios se equilibram.

 

  • Terceira idade – com a andropausa, a testosterona também diminui em relação ao estrogênio, fato que pode causar ou não o aumento nas mamas masculinas.

 

  • Ingestão de certos medicamentos – antiandrógenos, esteroides anabolizantes, antidepressivos remédios para a AIDS, ansiedade e depressão, entre outros, podem causar efeito colateral nos homens, como o inchaço do tecido mamário.

 

  • Doenças e alterações do organismo – entre as quais Síndrome de Klinefelter, Hipopituitarismo, tumores, cirrose, Hemodiálise e o uso drogas (como anfetaminas, maconha, heroína e metadona) também implicam no aparecimento da ginecomastia.

Comente aqui